quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O ADOLESCER....

EXISTE UMA NECESSIDADE DE SE RITUALIZAR A PASSAGEM A ADOLESCENCIA E ISSO A TORNA PROBLEMATICA E O QUE ERA ANTES COLETIVO E TRADICIONAL TORNOU-SE PATOLOGICO E PROBLEMATICO,MARCADO POR VARIADAS FORMAS:UM PRIMEIRO BEIJO,UMA PRIMEIRA RELAÇÃO SEXUAL,UM PIRCING,UMA TATOO,UMA AVENTURA...EXPERIENCIAS SOFRIDAS,PROBLEMATICAS E PATOLOGICAS.
A PALAVRA EM VOGA É *LUTO*:PERDA DO CORPO INFANTIL,DOS PAIS DA INFANCIA TENDO QUE VIVER AGORA COMO ADULTO...ISSO É MUITO SOFRIDO,LOGO,NOVAS AQUISIÇÕES TEEM QUE ACONTECER DANDO UMA NOVA FORMA DO EGO TODAS COMO REAÇÕES DO *LUTO* QUE É ANGUSTIOSO,DEPRIMENTEE AGRESSIVO.
CMO NÃO TEMOS IDENTIFICAÇÃO ESSE ADOLESCER FAZ DESTA GERAÇAO UMA GERAÇÃO* PERDIDA*,POIS PERDEMOS AS SEMELHANÇAS E FICAMOS DESORIENTADOS TORNANDO ESSA GERAÇÃO ESTIGMATIZADA,SOFRIDA E ABANDONADA.
O ADOLESCER É CHEIO DE EMBOSCADAS E A CRIAÇÃO DOS RITUAIS DE PASSAGEM TEM SIDO DE ALTO PREÇO A LIBERDADE E A INDIVIDUALIDADE DEVIDO A SOLIDÃO E ANGUSTIA.
UMA NOTICIA TRISTE RESULTA PRINCIPALMENTE NA NOSSA NAÇÃO:ÓBTOS VIOLENTOS NESSA FAIXA-ETARIA POR HOMICIDIOS,SUICIDIOS E ACIDENTES COMO SE TIVESSEMOS NUMA GUERRA DECLARADA A MORTALIDADE INFANTIL MIGROU PARA A ADOLESCENCIA MAS POR UM MOTIVO DIFERENTE:CAUSAS VIOLENTAS.

1.OS ADOLESCENTES SAO VIIMAS E CAUSA DESTE CENARIO

2.COMPORTAMENTO DE *RISCO*

3.CRONICA DA MORTE ANUNCIADA

4.ATENDIMENTO PSICOLOGICO INADEQUADO

5.O ATENDIMENTO COLETIVO E NAO CASO A CASO

6.FUGA FEMININA PARA UM ESPAÇO DOMESTICO

7.A FRAGILIDADE EGOICA TRAZ AO MASCULINO DOENÇAS EMOCIONAIS E MENTAIS(ANOREXIA,ESQUIZOFRENIA....)

8.BUSCA POR EXCITAÇÕES E SUAS TRAJEDIAS

9.COMPORTAMENTOS E DESEJOS COMPLEXOS PLELAS TRANSFORMAÇOES SEXUAIS NEUROTICAS

10.OS PAIS NAO SAO MAIS ADMIRADOS

11.JOVENS SEM UM PAPEL SOCIAL

12.NOVAS EMBOSCADAS EM BUSCA DE UMA COMPANHIA


Na adolescência mudam os protagonistas, mas mantém-se a estrutura, pois o corpo e o ego revivem a experiência de não integração, e é novamente no encontro com o olhar do parceiro amado que o sujeito vai se reapropriar de sua nova identidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário